O s frutos de açaí percorrem um longo caminho desde a colheita até serem processados para consumo! Nesse caminho, são muitos os momentos onde esses frutos podem ser contaminados: Na colheita dos frutos, em seu transporte para fora da floresta e depois em seu transporte de barco até os locais de comercialização e finalmente, na sua comercialização.
As contaminações podem ser de diversos tipos (físicas, químicas e biológicas), e boas práticas de colheita e transporte podem diminuir o risco de contaminação dos frutos.
Colheita, transporte e comercialização
Colheita do açaí
Todo o conteúdo deste item foi extraído na integra de Boas...(2013c)
O produtor de açaí tem uma grande responsabilidade: deve garantir os cuidados de higiene desde a colheita e armazenamento dos frutos de açaí até o momento de embarque das basquetas para o transporte até os locais de comercialização..
Escolha dos cachos
Muitos animais, principalmente os pássaros, alimentam-se dos frutos de açaí e podem, por vezes, fazer seus ninhos no interior dos cachos ou contaminá-los com suas fezes. Na colheita, é importante não aproveitar cachos ou parte de cachos que tenham sinais de fezes de pássaros.
No caso do açaí plantado, só deve-se colher cachos de palmeiras que não tenham sido tratadas recentemente com inseticidas e outros venenos. Deve-se esperar o tempo de carência especificado para cada produto.
Debulha do açaí
A debulha do açaí pode ser feita na mata ou os cachos podem ser transportados para a casa do produtor.
Os cachos, as basquetas, os paneiros ou os sacos de fibra sintética usados no transporte dos frutos de açaí da mata até o ponto de embarque não devem ser deixados diretamente sobre o chão.
Atenção: sacos de fibra sintética podem ser usados desde que:
a) a legislação local permita,
b) sejam, desde seu primeiro uso, exclusivos para transporte e/ou armazenamento de açaí.
Deve-se cobrir o chão com uma lona plástica limpa de cor clara para depositar os cachos, fazer a debulha e guardar os frutos de açaí em basquetas, paneiros ou sacos de fibra sintética.
A debulha deve ser feita em cima da lona ou em paneiros ou basquetas limpas colocadas sobre a lona.
Atenção: existem paneiros feitos com material sintético que facilitam a limpeza e são mais resistentes. Dê preferência a eles!
Higiene das mãos
As mãos devem ser protegidas por luvas limpas, de material resistente e apropriado (vinil, por exemplo) antes de iniciar a debulha.
Importante: sempre lavar bem as mãos com sabão após fazer suas necessidades.
Catação
Durante a debulha, deve ser feita uma catação retirando os “barbeiros” ou qualquer outro inseto. Também devem ser retirados penas, frutos amassados ou sujos e caroços secos, talos e palha.
Deve-se desprezar frutos com sinais visíveis de fezes de animais.
Trabalhando sobre uma lona, é muito mais fácil fazer a catação dos frutos de açaí.A limpeza e catação dos frutos debulhados podem ser feitas também com auxílio de peneira apropriada, ou em basquetas ou paneiros limpos, sobre uma lona. A luva é necessária para a captação, evitando o contato com possíveis barbeiros contaminados.
Após a debulha e catação, os frutos devem ser acondicionados (em basquetas, paneiros ou sacos de fibra sintética) e transportados para o local de armazenamento.
Frutos caídos no chão, fora da lona, não devem ser aproveitados.
Bons hábitos de higiene
As pessoas devem manter bons hábitos de higiene, como por exemplo: não cuspir, espirrar, fumar ou comer sobre os frutos do açaí.
Cuidados com a lona de plástico
A lona de plástico deve ser limpa após o uso. O lado que fica em contato com o açaí deve ser marcado para evitar o uso do lado que fica em contato com o chão. Além disso, não deve ser guardada perto de produtos tóxicos, como inseticidas, combustíveis, óleo lubrificante e outros venenos.
Colheita, transporte e comercialização
Transporte do açaí
Todo o conteúdo deste item foi extraído na integra de Boas...(2013d)
O
transportador do açaí tem uma grande responsabilidade: deve garantir a segurança e a qualidade dos frutos de açaí durante o transporte e o desembarque das basquetas de açaí nos locais de comercialização.
Cobertura do chão
Não depositar as basquetas ou os sacos de fibra sintética (1°uso) diretamente na terra ou chão sujo durante o embarque e desembarque do açaí. Usar sempre uma lona de plástico limpa.
Atenção: sacos de fibra sintética podem ser usados desde que:a) a legislação local permita;
b) sejam, desde seu primeiro uso, exclusivos para transporte e/ou armazenamento de açaí.
Ao embarcar a carga de açaí, inspecionar os veículos de transporte para ver sua limpeza e presença de produtos químicos.
Nos barcos
Não se deve depositar as cargas de açaí diretamente no fundo do barco: deve-se usar um estrado ou lona de plástico para depositar o açaí no convés, assoalho ou estiva. O barco deve ter um local apropriado para as basquetas ou sacos de fibra sintética com açaí.
No carregamento do açaí deve-se tomar cuidado para não manipular produtos químicos.
O açaí não pode ter contato com a água do fundo da embarcação.
Durante o transporte noturno, deve-se evitar luzes acesas sobre a carga de açaí.
É importante que o compartimento que transporta o açaí seja limpo, varrido, lavado e protegido do sol. O calor altera a qualidade do fruto.
Qualquer que seja o tipo de transporte usado deve-se garantir a segurança e a qualidade dos frutos, impedindo que haja contaminação ou deterioração.
As basquetas ou sacos de fibra sintética não devem ser transportadas próximas a produtos químicos (venenos, óleo diesel, gasolina, querosene etc.).
O açaí deve ser transportado fora do trânsito das pessoas.
Cuidado com os animais
As cargas de açaí não devem ser transportadas próximas a animais domésticos e de estimação. Gatos, papagaios, periquitos, galinhas e outros animais devem ser mantidos afastados do açaí, pois são fontes potenciais de micróbios que causam doenças graves.
As cargas de açaí também devem ser protegidas de pragas (ratos e baratas, dentre outros).
Importante: não transportar carne de “caça” sobre o açaí.
Bons hábitos de higiene
As pessoas devem manter bons hábitos de higiene, por exemplo, não cuspir, espirrar, fumar ou comer sobre os frutos do açaí.
As cargas de açaí não devem servir de assento para as pessoas.
Controle dos “barbeiros”
A melhor forma de controle é evitar que os “barbeiros” caiam sobre os frutos do açaí. Deve-se transportar o açaí coberto com um filó ou mosquiteiro.
O combate a pragas no barco deve ser feito de modo que o açaí não seja contaminado com inseticida ou outros venenos.
Uso de gelo no transporte do açaí
O calor muito forte provoca perda de qualidade dos frutos do açaí e favorece a multiplicação dos micróbios. Quando o tempo entre a colheita e o despolpamento for superior a 48 horas, é recomendado que os frutos sejam transportados recobertos com gelo ou refrigerado.
Para que o açaí não perca a qualidade, o gelo e a água do degelo não podem entrar em contato direto com os frutos, pois o açaí molhado perde qualidade. Além disso, o gelo feito com água não tratada pode contaminar os frutos.
Deve-se cobrir o açaí com uma lona de plástico limpa, sem furos para proteger os frutos do açaí do contato com o gelo e da água de degelo.
Local apropriado para transporte do açaí no caminhão ou outro veículo terrestre
O caminhão ou caminhonete deve ter um local apropriado para o açaí.
É importante que o compartimento que transporta o açaí seja limpo, varrido, lavado e protegido do sol.
Deve-se usar um estrado ou lona de plástico para depositar o açaí na carroceria.
As cargas de açaí não devem ser transportadas próximas a produtos químicos (venenos, óleo diesel, gasolina, querosene etc.).
As cargas de açaí não devem ser transportadas junto com pessoas, animais vivos ou mortos.
Cuidados com as basquetas
As basquetas devem ser manuseadas com cuidado para não serem danificadas (quebradas).
As basquetas limpas ou os sacos de fibra sintética não devem ser guardados perto de venenos, querosene, óleo diesel, gasolina ou qualquer outro produto químico tóxico, assim como próximos a animais vivos ou mortos.
As basquetas ou os sacos de fibra sintética usados no transporte de açaí não devem ser usados para o transporte de outros produtos.
As basquetas ou sacos de fibra sintética devem ser de uso exclusivo para o açaí!
Cuidados com a lona de plástico
A lona de plástico deve ser limpa após o uso. Não deve ser guardada perto de venenos, querosene, óleo diesel e gasolina.
A lona deve ter o lado que fica em contato com o açaí marcado para evitar o contato do açaí com o lado que fica em contato com o chão.
Colheita, transporte e comercialização
Comercialização dos frutos de açaí
Todo o conteúdo deste item foi extraído na integra de Boas...(2013b)
O comerciante tem uma grande responsabilidade para o controle de perigos importantes para a segurança do açaí. Os cuidados com a segurança e a qualidade do açaí agregam valor ao produto. É bom para o vendedor na hora de comercializar seus produtos e ótimo para os consumidores, pela alta qualidade dos frutos.
Local apropriado para depositar o açaí
Escolher um local apropriado para o armazenamento das basquetas ou dos sacos de fibra sintética com os frutos do açaí que devem ser expostos, de preferência, protegido do sol. O calor altera a qualidade do fruto.
As basquetas ou os sacos de fibra sintética com açaí não devem ser expostos à venda próximos a produtos químicos (venenos, combustível, lubrificantes etc.). Isto pode contaminar o açaí por contato ou respingos!
Importante: não depositar as basquetas ou os sacos de fibra sintética diretamente no chão. Deve-se usar um estrado ou mesmo uma lona de plástico limpa ou mesmo basquetas vazias emborcadas para apoiar as demais durante a comercialização do açaí.
Atenção: sacos de fibra sintética podem ser usados desde que:
A) a legislação local permita;
B) sejam, desde seu primeiro uso, exclusivos para transporte e/ou armazenamento de açaí.
O açaí não pode ser comercializado em paneiros de palha.
As basquetas ou os sacos de fibra sintética também não devem ser expostos à venda próximas a animais domésticos e de estimação. Gatos, cachorros, galinhas, pássaros e outros animais devem ser mantidos afastados das basquetas, pois são fontes potenciais de micróbios que causam doenças graves. Devem ser mantidos afastados de outros tipos de alimento que possam contaminar os frutos, por exemplo, peixes expostos na feira.
Bons hábitos de higiene
As basquetas ou os sacos de fibra sintética não devem servir de assento para as pessoas.
As pessoas devem manter bons hábitos de higiene, como por exemplo: não cuspir, espirrar, fumar ou comer sobre os frutos do açaí.
Controle dos “barbeiros”
No caso da comercialização ser feita em local muito próximo de matas, é preciso evitar que os “barbeiros” entrem em contato com os frutos do açaí. Durante a venda, é importante manter as basquetas ou sacos de fibra sintética cobertas com um filó (mosquiteiro) ou tela para evitar a queda do “barbeiro” sobre os frutos. Além de proteger os frutos com o filó, deve-se evitar que os frutos fiquem perto ou abaixo de luz, pois o barbeiro pode ser atraído pela luz e cair nas basquetas ou paneiros
Cuidados com as basquetas
As basquetas ou os sacos de fibra sintética limpos não devem ser guardados perto de venenos, querosene, óleo diesel, gasolina ou qualquer outro produto químico, assim como próximos a animais vivos ou mortos.
As basquetas ou os sacos de fibra sintética usados na venda de açaí não devem ser reutilizados para outros produtos.
As basquetas ou sacos de fibra sintética devem ser de Uso exclusivo para o açaí!
Importante: As basquetas devem ser manuseadas com cuidado para não serem danificadas (quebradas).
Cuidados com a lona de plástico
A lona de plástico deve ser limpa após o uso.
O lado que fica em contato com o açaí deve ser marcado para evitar o contato do açaí com o lado que fica em contato com o chão. Além disso, não deve ser guardada perto de venenos, querosene, óleo diesel e gasolina. A lona de plástico deve ficar com o lado marcado sempre para cima.