Meditação
S
empre que ouvimos a palavra meditação, vêm à mente a imagem de alguém sentado com as pernas cruzadas, com as palmas das mãos unidas e os olhos fechados. Tudo bem, essa é uma postura clássica da cultura oriental para a prática de acalmar a mente, mas no dia a dia, podemos exercitar essa prática em vários outros momentos.
A meditação, por sua própria natureza, deve ser algo pessoal e individual que cada pessoa experimenta do seu próprio jeito, a partir de suas necessidades e disposições.
Desta forma, cinco minutos que tenhamos livres no meio do expediente de trabalho, servirão para uma prática meditativa que, tornada hábito, trará grandes benefícios no combate ao estresse e à ansiedade.
Acalmar a mente.

Meditar é uma atividade transformadora e só é possível observar seus efeitos benéficos partir de sua prática. Seguramente, meditar é o caminho mais rápido e barato para se evitar situações de estresse presente e futuro. É uma espécie de renovação de nossa energia vital, as nossas baterias recarregadas com mais alegria, paz e entusiasmo.
Fisiologicamente falando, a meditação abaixa o ritmo dos batimentos cardíacos e da pressão sanguínea, reduz os efeitos da ansiedade e previne sintomas como dores de cabeça, úlceras insônia, dores musculares e problemas nas articulações, assim como promove melhorias no sistema imunológico, além de melhorar nosso humor e conferir clareza aos pensamentos.
Os benefícios da meditação envolvem uma maior estabilidade emocional e um maior desenvolvimento da consciência, tornando-nos mais bem preparados para enfrentar problemas cotidianos que, como você sabe, abundam nos nossos dias. A meditação é um caminho de transformação pessoal e quando pessoas se transformam para melhor, o mesmo acontece com o mundo ao seu redor. Epo, rimou!
Existem milhares de técnicas de meditação. Veja essas duas:
Meditação Yin
- 1 • Sentar em um lugar calmo, com a coluna ereta.
- 2 • Relaxe o corpo, colocando a ponta da língua no céu da boca (repare que o seu maxilar fica completamente relaxado e a boca aberta).
- 3 • Feche os olhos, com a cabeça ligeiramente levantada, foque sua atenção em um ponto no centro da sua testa.
- 4 • Inspire pela boca, longa e lentamente, puxando o ar para cima como se ele fosse fazer seu corpo levitar.
- 5 • Mantenha essa respiração por 2 ou 3 minutos.
Meditação Yang
- 1 • Sentar no chão, em um lugar calmo, com as pernas cruzadas e a coluna ereta.
- 2 • Relaxe o corpo, colocando as mãos no colo, com os polegares se tocando, a esquerda sobre a palma da direita (o contrário se você for canhoto).
- 3 • Feche os olhos e concentre-se em um ponto localizado 4 dedos abaixo de seu umbigo.
- 4 • Inspire lentamente, prenda o ar por 5 segundos e expire mais lentamente ainda, sempre comandando o movimento com a barriga.
- 5 • Repita a respiração por 2 minutos e volte à respiração normal aos poucos.
Mas como fazer isso no dia a dia?
Eu sei. Você vai dizer que não tem tempo pra essas coisas no meio da correria de todos os dias. Mas se você compreender o princípio da meditação, vai ver que ela pode ser praticada nas situações mais improváveis. Quando fazemos as coisas automaticamente, abrimos espaço para um milhâo de pensamentos que se revezam em nossa mente a uma velocidade cada vez maior. Meditar é desacelerar a mente.
Sentado ao volante
Se meditar significa acalmar a mente, evitar que o pensamento fique pulando de um assunto ao outro em menos de 10 segundos pode ser um bom caminho: ao dirigir, procure concentrar-se apenas na tarefa de dirigir. Preste atenção na troca de marchas, na sinalização, no trânsito em si e apenas nisso. Faça conscientemente, as coisas que faria automaticamente.
Sentado no trono
Em qualquer lugar onde você parar por mais de 2 minutos, tentar bloquear seus pensamentos e concentrar-se apenas na sua respiração, você estará meditando. Os pensamentos virão, eles são muito insistentes. Não brigue com eles! Volte a prestar atenção à sua respiração e deixe que eles partam assim como chegaram.
Qual será seu próximo pensamento?
Uma forma curiosa de manter a cabeça em apenas um pensamento é ficar se perguntando ininterruptamente: Qual será meu próximo pensamento? Experimente!
Meditação logo cedo!

Todas as