Ética na Embrapa
A
Embrapa, como empresa pública, obedecerá aos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, sem prejuízo dos demais princípios norteadores da Administração Pública Federal.
A Ética é um dos valores organizacionais que sempre esteve presente nos Planos Diretores da Embrapa, sendo preconizado em todas as suas práticas.
A Embrapa considera Ética como a "promoção dos costumes e atos considerados como sendo os melhores e mais justos, sem distinção ou discriminação de qualquer natureza".
Para isso, a Embrapa instituiu um Código de Ética que estabelece princípios e valores éticos e permite o entendimento uniforme quanto aos padrões de conduta que fortaleçam a Empresa e os compromissos assumidos com a sociedade.
Um acordo entre nós
Todo espaço de convivência entre pessoas, está submetido a dois conceitos fundamentais e que se confundem o tempo todo: a Moral e a Ética.
Em nosso viver, usamos o livre arbítrio para escolher nossas ações.
A Moral é o esforço que fazemos para escolher nosso caminho quando temos a mais ampla liberdade de escolha. São decisões que tomamos com nosso discernimento. A Moral é aquilo que você faria de qualquer maneira ou não faria de jeito nenhum, mesmo que fosse invisível.
A Ética é um esforço que fazemos para conviver melhor. É um acordo que desenvolvemos em sociedade para garantir livremente a melhor forma de convivermos. Ética é uma atividade da inteligência e não admite passividade. A Ética em nosso ambiente de trabalho, garante que tenhamos uma convivência mais saudável. A Ética depende do respeito ao que aceitamos, todos nós, como regras de convivência.
Ética é a inteligência compartilhada a serviço do aperfeiçoamento da convivência.
"Ética e Vergonha na Cara", Clóvis de Barros Filho e Mário Sérgio Cortella