4 a 8 de novembro de 2019

A sua hora é agora.

Nunca a Ciência precisou tanto de você!

Fazer ciência é um estilo de vida. Viva essa experiência!
C hegou o momento de compartilhar com a sociedade tudo que foi desenvolvido pela Embrapa Amapá no último ano. Uma oportunidade de construir soluções para os problemas do Amapá e do Brasil.
Em 2019, a V Jornada Científica da Embrapa Amapá (V JORCEA) terá como tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, em alinhamento a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Os trabalhos serão classificados de acordo com a contribuição para os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas (ONU).
Esses 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram estabelecidos pela ONU em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.
A agenda contempla um plano de ação internacional para o alcance desses ODS, desdobrados em 169 metas, que abordam diversos temas fundamentais para o desenvolvimento humano, em cinco perspectivas: pessoas, planeta, prosperidade, parceria e paz.
Participe da V Jornada Científica da Embrapa Amapá e mostre como seu grupo de pesquisa está contribuindo para o alcance das ODS!
parallax background

Fique atento ao calendário do evento!

As datas e horários do calendário são muito importantes.

Pratique a pontualidade!

Isso é ético, é produtivo e será um de seus diferenciais como profissional da Ciência.

Submissão de resumos encerrada!

A partir de 20/08/2019 as inscrições serão para a participação nas palestras e apresentações de trabalhos.
parallax background

O início de nossa Jornada está se aproximando. Não deixe a preparação de seu trabalho para a última hora!


De 4 a 8 de novembro de 2019. Veja quanto tempo falta para o início dessa grande aventura científica:
00

dias


00

horas


00

minutos


00

segundos


Bioeconomia vai inspirar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em 2019


por ASCOM - Ministério da Ciência e Tecnologia


Secretário-Executivo do MCTIC anuncia tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019.


A 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que vai ocorrer de 21 a 27 de outubro de 2019, será inspirada no tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. O anúncio foi feito nesta terça-feira (20) pelo secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Elton Zacarias. “É um tema bastante adequado à diversidade natural do Brasil. Em um país continental, com a quantidade de biomas que temos, é um grande gerador de recursos e desenvolvimento. A bioeconomia também é um tema aderente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, ressaltou.

Para o secretário-executivo do MCTIC, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia cresce a cada ano, com a participação de instituições, parceiros e municípios envolvidos cada vez maior. “Faz parte da missão do ministério popularizar a ciência. Um país sem ciência é um país sem futuro, porque precisamos da ciência para o nosso desenvolvimento.”

Até o momento, o MCTIC registra a participação de 1.447 instituições de 889 municípios na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em 2018. Segundo a diretora do Departamento de Políticas e Programas para Inclusão Social, Sônia da Costa, a expectativa é atingir 1,5 mil municípios de todo o país. “No ano passado, tivemos 1.311 municípios participantes. Para este ano a projeção é de que vamos superar este número. Constatamos um aumento de 10% de participação em cada estado.”

Sônia acrescentou que a Semana Nacional tem crescimento expressivo desde 2015, quando começou a ser promovida por meio de editais. “Além dessa nova metodologia, tivemos um esforço organizado das federações de apoio à pesquisa nos estados e uma ótima repercussão na mídia.”

Ela ainda destacou os investimentos do MCTIC para impulsionar a Semana Nacional de 2018, que somaram R$ 6 milhões. Um total de 198 projetos foi aprovado para receber apoio nas duas linhas de apoio disponibilizadas pela chamada pública, 17% a mais do que no ano passado. “A finalidade da Semana é estimular o contato e a interação com a ciência e a tecnologia, com tudo o que há de mais moderno e que está sendo feito pelas instituições brasileiras”, disse.

Durante a cerimônia, o secretário-executivo adjunto do MCTIC, Alfonso Orlandi, entregou certificados a representantes de instituições que participaram da SNCT 2018 no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. “O sucesso é reflexo das parcerias que o ministério faz, mas o mais importante é a participação dos expositores, que trazem conteúdo para dentro da feira.”

Realizada nacionalmente desde 2004, a SNCT é coordenada pelo MCTIC e conta com a colaboração de empresas e órgãos públicos, escolas, fundações de apoio, institutos de pesquisa, museus, universidades e estados e municípios.